A areia do mundo está desaparecendo!

27/06/2016 às 12:05:00

A areia do mundo está desaparecendo!

A areia do mundo está desaparecendo!

A areia está presente em quase tudo que existe nas cidades. Todos as residências, shoppings e prédios comerciais são feitos, em parte, de concreto, que é formado da mistura de água, cimento, areia e pedra.

A areia é o que torna a vida moderna possível. Mas, por incrível que pareça, o recurso está ficando escasso. O principal motivo é o acelerado crescimento da população urbana mundial. Desde 1950, a população urbana no mundo saltou de 746 milhões para 3,9 bilhões.

Essa explosão da população urbana alimentou o setor global de extração de areia, um negócio estimado em US$ 70 bilhões. Para manter o ritmo de crescimento urbano, um número inestimável de areia é extraído anualmente. Por ser muito fina, a areia dos desertos não serve para a construção civil. Logo, a extração ocorre em praias, leitos de rios e várzeas.

O problema é que a areia é um recurso finito e está acabando. Além disso, a crescente extração está destruindo ecossistemas, matando peixes e pássaros. Aumentar o controle e a regulamentação do setor de extração de areia poderia prevenir esses problemas, mas há pouco interesse, pois um maior controle resultaria em menos concreto. A pouca oferta aumentaria o preço do concreto, que atualmente é bem baixo. Isso afetaria o setor de construção civil, causando danos a economia de vários países.

É possível fazer areia quebrando pedras ou pulverizando concreto, mas o resultado final seria de baixa qualidade. É possível buscar uma substância que sirva de alternativa para a areia, mas onde encontrar uma que gere 40 bilhões de toneladas por ano?

Tempos atrás, parecia que o mundo tinha infinitos recursos naturais e que água, florestas e petróleo durariam para sempre. Mas a população global aprendeu do jeito mais duro que isso não é verdade e o preço pelo uso desses recursos sobe cada vez mais. Precisamos conservar, reutilizar, encontrar alternativas e utilizar os recursos naturais de maneira mais inteligente. E isso inclui a areia.

Conteudo retirado do Site:

http://opiniaoenoticia.com.br/internacional/areia-do-mundo-esta-desaparecendo/